Viva a democracia
A população brasileira fez valer o seu desejo de democracia neste domingo. Nós, do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, acreditamos que não há outro caminho para que o Brasil seja, cada vez mais, uma nação livre, forte e desenvolvida econômica e socialmente.
Congratulamos os eleitos Eduardo Leite e Luís Inácio Lula da Silva para governar os rumos do nosso Estado e do Brasil. São muitos os desafios para os próximos quatro anos e a nossa categoria estará atenta, fiscalizando e cobrando melhorias em todas as áreas, principalmente na educação.
A atenção principal deverá ser para o financiamento público da educação. Mesmo com a forte articulação dos movimentos sociais que garantiu um Fundeb alinhado ao desenvolvimento da educação pública (vencendo os aliados do Governo Bolsonaro), a educação precisa de mais, para investir em infraestrutura, tecnologia e valorização do magistério. O cumprimento da Lei do Piso Nacional é urgente. Somente com a escolha de quadros qualificados para postos-chave da gestão governamental, alinhados com os preceitos de uma educação laica, autônoma e inclusiva, podemos avançar neste sentido.
Combateremos o fascismo, o racismo, o machismo, o capacitismo, os preconceitos de toda ordem, ideias que não podem prosperar em uma comunidade democrática. Continuaremos lutando com todas as forças contra a Reforma Administrativa, esse projeto nefasto que pretende atropelar os serviços públicos. Precisamos de transparência no orçamento e nos atos presidenciais; políticas de incentivo à cultura, ciência e de proteção ao meio ambiente; ações concretas de desenvolvimento social, aumento de verba para merende escolar e enfrentamento à miséria.
Infelizmente, estamos vendo setores da nossa sociedade ainda negando a vontade da maioria, promovendo atos tresloucados em estradas e rodovias. Felizmente esses ainda são minoria. Tais extremismos refletem a incapacidade do futuro ex-presidente em reconhecer a sua derrota, comprovando (mais uma vez) a sua falta de apego aos valores democráticos. O Brasil e a sua democracia vão sobreviver a Bolsonaro.
A educação pública é a base do presente e do futuro. Os professores municipais de santa Maria e seu sindicato continuarão sendo voz ativa no debate público, na esperança (do verbo esperançar, e não do esperar) de um futuro melhor para todos.