Sinprosm visita docentes das EMEF João da Maia Braga e Pedro Kunz
Na tarde de ontem a coordenação sindical deu início a uma nova rodada de visitas às escolas da rede municipal de educação.
A primeira reunião aconteceu na EMEF João da Maia Braga, escola do campo localizada no Passo das Tropas, e teve também a presença de docentes da EMEF Pedro Kunz.
A proposta das visitas é reunir os professores em escolas polo de cada região para debaterem sobre sua vida profissional e as demandas da categoria, assim como avaliarem as últimas mobilizações e os novos desafios dos professores municipais.
Os coordenadores discutiram com os docentes sobre a atual situação das negociações pelo pagamento do Piso em Santa Maria e por um plano de saúde compatível com o salário dos municipários. Os professores também tiveram esclarecimentos da assessoria jurídica do Sinprosm, representada pelo advogado Vitor Guerini, sobre as ações individuais para o pagamento do Piso Nacional do Magistério.
O professor Paulo Merten, no momento de avaliação da adesão da categoria, pontuou que “a democracia também passa por todos nós, dentro das escolas: pela maneira como nos colocamos em frente aos alunos; pela maneira como nos relacionamos com os colegas na sala dos professores; e também pela forma como os gestores fomentam a participação dos professores nos espaços da categoria”.
Sobre seu papel como gestora que dialoga com seus colegas a respeito das lutas da categoria, a diretora da EMEF João da Maia Braga, professora Nívia Terezinha Correia, afirmou: “o que me preocupa são meus alunos enfrentando problemas para aprender, meus professores sem horários de planejamento, minhas salas sem cadeiras e classes suficientes. Calendários, chás e outras demandas ficam para depois”.
A próxima visita ocorre na próxima quarta-feira (18) e as instituições contempleadas serão divulgadas em breve.