Sinprosm entende que, sem vacina, atividades presenciais trarão risco à comunidade escolar
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação a acompanhar a elaboração das normativas que regularão o retorno do ano letivo. A coordenadora de Finanças, Juliana Moreira, representou o Sinprosm em reunião realizada na última terça-feira (9) na SMED.
O entendimento da coordenação sindical é de que a medida mais segura para alunos, professores, funcionários, prestadores de serviço e suas famílias seja retomar as atividades presenciais apenas quando toda a comunidade escolar esteja imunizada. “Os estados e municípios que optaram pela volta ao presencial precisaram dar passos atrás em razão de surtos, alguns fechando escolas ou até retomando o ensino remoto. Nisso, quantas vidas foram postas em risco?”, questiona Juliana. As minutas de instruções normativas apresentadas pela secretaria, cuja proposta inicial é de trabalho híbrido, foram encaminhadas para análise da assessoria jurídica do Sinprosm.
As minutas também foram encaminhadas pela SMED às equipes gestoras das escolas para avaliação. “É muito importante que as direções participem ativamente dessa construção. Cada escola tem uma realidade e precisa colocar seu ponto de vista para a secretaria”, incentiva a coordenadora.