Sinprosm apoia a Mobilização Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio
Na próxima quarta-feira (15), acontece uma Mobilização Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Em Santa Maria, um ato público está marcado para às 9h, na Praça Saldanha Marinho.
O novo ensino médio foi aprovado por lei em 2017, durante o governo de Michel Temer, com a justificativa de tornar a etapa mais atrativa e ampliar a educação em tempo integral, mas a implementação enfrenta desafios estruturais.
A Reforma do Ensino Médio é amplamente criticada por profissionais da educação, sindicatos e ativistas por reduzir a oferta de ensino de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos, em especial, de escolas públicas.
Para Girlene Lázaro, dirigente da CNTE, é hora de reunir as forças. “Essa reforma que foi feita traz grandes prejuízos pedagógicos, penaliza as próximas gerações. Nós enquanto educadoras estamos nos somando à luta de estudantes para que o novo governo revogue. A CNTE já solicitou diretamente ao presidente Lula essa revogação, mas precisamos fazer a luta para que fique claro que se trata de uma pauta importante para a educação de todo o país”.
Segundo o presidente da CNTE e coordenador do FNPE, Heleno Araújo, “O novo ensino médio veio, por imposição, através de uma Medida Provisória, por um governo que não tinha legitimidade popular, sem qualquer diálogo com os setores da área de educação. Apresentamos a demanda de revogação do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular para Lula, e ele foi sensível aos problemas apresentados e prometeu analisar melhor o pedido”.
O Sinprosm apoia, participa e convida as EMEF’s a se somarem ao movimento, tendo em vista que nossos estudantes de 9º ano estão a um passo de se inserirem neste nível de ensino.