Paralelo 29: Sinprosm quer retorno às escolas a partir de 14 de setembro
As escolas municipais estão liberadas para retomar as atividades presenciais em Santa Maria. No entanto, o sindicato dos professores defende o retorno a partir de 14 de setembro, quando todos estiverem imunizados contra a Covid-19.
Conforme a prefeitura, de 18 de maio até esta segunda-feira (28), algumas escolas já receberam estudantes. Conforme a prefeitura, é unânime, entre os gestores, que pais e responsáveis querem o retorno das aulas presenciais.
Prefeitura defende modelo híbrido
A prefeitura propõe um modelo híbrido, por enquanto, com atividades presenciais e aulas remotas, a partir de casa.
Uma das instituições que adotou o modelo híbrido há mais de mês é a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Jardim, no bairro Camobi. Para isso, a escola adotou regras prórias.
A diretora Cleiva Peripolli explica que os pais não entram na escola. As crianças são recepcionadas no portão.
A diretora explica que os estudantes, mesmo sendo crianças, estão aderindo às normas de prevenção, como não tirar a máscara.
“Eles entendem que não podem tirar a máscara, nem abraçar ou dar a mão ao coleguinha. Eles estão entendendo que existem outras formas de demonstrar carinho. Isso é ótimo”, relata Cleiva.
Aulas suspensas em escola infantil
Outra instituição de Educação Infantil que atende de forma remota e também presencial é a EMEI Ivanise Jann de Jesus, no Loteamento Cipriano da Rocha, bairro Pinheiro Machado.
A Ivanise de Jesus, no entanto, suspendeu aulas presenciais nesta segunda (28) e terça-feira (29 ). Conforme comunicado postado na página da escola no Facebook, o motivo é a testagem para a Covid-19. O retorno só deverá ocorrer após o dia 2 de julho, próxima sexta-feira.