Diário de Santa Maria: Ano letivo na Rede Municipal começa em 23 de fevereiro 100% presencial

A prefeitura de Santa Maria e a Secretaria de Educação (Smed) apresentaram, nesta quinta-feira, durante um café da manhã com a imprensa, as ações previstas para este ano letivo em Santa Maria.

De imediato foi anunciado que as aulas na Rede Municipal de Ensino terão início em 23 de fevereiro, em formato presencial. Os professores retornam uma semana antes, no dia 17. De 14 a 18 de março ocorrerá a Semana da Escola. A programação para o evento ainda será anunciada. A secretária Lúcia Madruga comentou a importância da escola na formação de crianças e adolescentes, e o trabalho conjunto que, por vezes, envolve mais de uma secretaria do município.

– A escola oportuniza que vida sejam salvas quando a criança está na sala de aula. A educação se faz por esse entrelaçamento de mentes que querem a nossa sociedade cada vez melhor.

No evento, que teve o intuito de criar conexões com a imprensa, foi comunicado que quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) estão em fase de licitação, enquanto outra está em fase de projeto. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) comentou sobre as outras Emeis que já estão em construção.

– Quantas crianças não ficaram sem creches porque não estavam prontas. São sete creches. Já entregamos duas, uma no Loteamento Cipriano da Rocha e uma na Vila Brenner – disse.

Conforme dados apresentado, as vagas na Educação Infantil cresceram 9,4% entre 2016 e 2021. O número de vagas passou de 5.918 para 6.475. Segundo Lúcia, em 2021, ocorreu a compra de 564 vagas para Educação Infantil.

Para 2022, foram apresentadas as principais ações do setor pedagógico que devem ser desenvolvidas ao longo do ano. Entre elas estão as campanhas de busca ativa, de monitoria da aprendizagem e de enfrentar a defasagem na aprendizagem. Confira todas abaixo.

  • Campanha de Busca Ativa “Vem pra Escola”
  • Monitoramento da aprendizagem
  • Enfrentar a defasagem de aprendizado – Projeto #AEscola TáON2022!
  • Consolidar o uso das plataformas pedagógicas como a Árvore de Livros
  • Dar continuidade aos programas iniciados, como o impulsionar
  • Produção de conteúdos do Projeto Educação em Cena

A REDE MUNICIPAL EM NÚMEROS

80 ESCOLAS

  • 54 EMEFs,
  • 21 EMEIs,
  • 1 Escola de Aprendizagem Industrial
  • 1 Escola de Artes,
  • 3 Escolas Conveniadas
  • 9 Escolas Rurais/do Campo

ALUNOS

  • Mais de 20 mil alunos atendidos
  • 6 mil na Educação Infantil, 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais em torno de 600 são da Educação de Jovens e Adultos

EQUIPE

  • Mais de 2 mil servidores
  • 1.543 professores
  • 269 servidores públicos
  •  230 servidores terceirizados
  • 280 estagiários

Exigência da vacina em discussão

Uma das principais dúvidas da comunidade escolar é a que diz respeito à vacinação infantil contra a Covid-19. Afinal, as escolas vão exigir o passaporte vacinal? Sobre esse ponto, a secretária Lúcia Madruga explica que ainda não foi batido o martelo.

– A caderneta de vacinação é uma exigência, mas o aluno não pode ser impedido de frequentar a escola se não estiver vacinado – explica Lúcia, lembrando que a vacina contra a Covid-19 não está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

CUIDADOS

O próprio Ministério da Saúde afirmou que a vacinação infantil contra a Covid-19 não é obrigatória, e que cabe aos pais essa decisão. Nesse sentido, a equipe da Smed, juntamente com a Secretaria de Saúde, vão discutir estratégias para estimular a vacinação e prevenir a disseminação do coronavírus. Por outro lado, Lúcia reforça que todos os professores estão com o esquema vacinal completo.

Quanto às demais medidas de prevenção contra a Covid-19, cada escola da rede municipal tem autonomia para organizar suas estratégias, respeitando as diretrizes sanitárias e os decretos estaduais e municipais.

– As escolas têm realidades diferentes. Ou seja, cada uma poderá definir como serão divididas as turmas, como será a ocupação dos espaços físicos, a distribuição da merenda e o escalonamento de atividades. O mesmo ocorrerá com a merenda, em que cada gestor escolar vai definir como será distribuída – explica a secretária.

Mesmo com essa autonomia, a Smed garante que todas as instituições vão seguir os protocolos básicos, como uso obrigatório de máscara, dispensação de álcool gel, distanciamento entre os alunos e orientações para evitar a troca de materiais.

DESAFIOS

Para 2022, foram apresentadas as principais ações do setor pedagógico que devem ser desenvolvidas ao longo do ano. Entre elas, a campanha de busca ativa que ocorre para evitar que alunos deixem de frequentar a escola.

Outras campanhas são a de monitoria da aprendizagem e de enfrentar a defasagem na aprendizagem. Também faz parte das intenções da Smed consolidar a plataforma virtual árvore de livros, usada nas salas de aula

Iniciativas buscam reduzir evasão escolar e atrair alunos

Para auxiliar na retomada das atividades presenciais, uma das estratégias a serem adotadas neste ano é a descentralização de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais. A proposta é distribuí-los por regiões pedagógicas. Dessa forma, segundo a secretária, eles estarão mais próximos das escolas, agilizando o atendimento das demandas.

Ainda neste quesito, a pasta profissionalizou agentes administrativos, contadores e engenheiros do quadro técnico.

Como forma de auxiliar na aprendizagem dos alunos que apresentam maior dificuldade, a secretaria realiza o projeto piloto ImpulsiONar que, oferece aulas de reforço de português e matemática para alunos do 9º ano, no intuito de reduzir a defasagem escolar.

Em Santa Maria, desde 7 de fevereiros, alguns alunos já participam das aulas extras.

VEM PRA ESCOLA

Para trazer mais crianças e adolescentes para o ambiente escolar, a prefeitura municipal vai realizar a campanha “Vem Pra Escola”, caracterizada como busca ativa que visa reforçar às famílias o quão importante é os alunos estarem nas salas de aula, e assim, combater a evasão escolar.

A campanha utiliza personagens reais, como estudantes, professores e diretores de escolas. O material será veiculado por meio de redes sociais e em outdoors instalados próximos das escolas municipais. Tudo para que os jovens retornem para as escolas.

Mais tecnologia sala de aula

Durante a pandemia, a área tecnológica recebeu grande aporte de recursos e foi objeto de diversas parcerias. Se, antes, a informática aproximou as escolas dos alunos, por meio das videoaulas, agora, as iniciativas estão voltadas para trabalhos presenciais.

Por isso, segundo a Smed, foram adquiridos softwares pedagógicos: , sendo locados cerca de 7 mil licenças Mangahigh (matemática), 3.180 licenças da plataforma Aprimora ( língua portuguesa) e 7,2 mil do projeto Árvore de Livros (literatura).

Também foram adquiridos 650 notebooks para as salas de informática das escolas e 170 para as equipes diretivas. Outras 50 unidades foram destinadas para a Smed e programas municipais.

Um dos principais projetos em andamento é desenvolvido por meio de uma parceria com o governo do Estado. O “Educação Gaúcha Conectada” conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem por objetivo facilitar o acesso à internet e possibilitar a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica.

Na manhã de ontem, as 23 escolas da rede municipal que participam do projeto (confira no quadro abaixo) receberam notebooks. Os 176 equipamentos foram doados pela B2W, empresa voltada ao comércio de aparelhos eletrônicos.

Pelo acordo de cooperação assinado em março de 2019 entre a prefeitura e o governo do Estado, o projeto possibilita a compra de notebooks, carrinho, armazenamento e recarga para os netbooks, kit Robótica Educacional, acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas (espaço maker).

ESCOLAS CONTEMPLADAS

  • EMEF Hylda Vasconcellos
  • EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
  • EMEF Euclides da Cunha
  • EMEF Perpétuo Socorro
  • EMEF Altina Teixeira
  • EMEF Antonio Gonçalves do Amaral
  • EMEF Adelmo Simas Genro
  • EMEF Pinheiro Machado
  • EMEF Vicente Farencena
  • EMEF Ione Parcianello
  • EMEF Lívia Menna Barreto
  • EMEF Irmão Quintino
  • EMEF Aracy Barreto Sacchis
  • EMEF Castro Alves
  • EMEF São João Batista
  • EMEF Alfredo Winderlich
  • EMEF Rejane Garcia Gervini
  • EMEF Nossa Senhora da Conceição
  • EMEF Chácara das Flores
  • EMEF Zenir Aita
  • EMEF Padre Gabriel Bolzan
  • EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro
  • EMEF Júlio do Canto

Colaborou Gabriel Marques

 

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