Claudemir Pereira: Projetos de reajuste dos servidores chegam à Câmara
*Por Maiquel Rosauro
De uma única vez, a Prefeitura de Santa Maria enviou para a Câmara de Vereadores quatro projetos de lei sobre o reajuste salarial dos servidores. Os projetos foram entregues pelo líder do governo na Casa, Givago Ribeiro (PSDB), em mãos ao presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT).
As propostas chegam ao Parlamento na semana seguinte à definição das comissões permanentes. O principal colegiado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é controlada pela situação.
As propostas preveem revisão salarial de 18,89% para servidores, aposentados, pensionistas, empregados públicos, bem como às funções gratificadas, cargos em comissão e agentes políticos. O percentual está baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e é resultado do somatório das revisões anuais de 2019, 2020 e 2021, anos nos quais os servidores não tiveram atualização salarial.
Os professores municipais, além da revisão de 18,89%, terão um reajuste de 2,16% no salário, totalizando 21,05%. As alterações englobam os servidores da ativa, os aposentados e os pensionistas.
As quatro propostas (uma para cada ano de revisão e outra para os 2,16% dos professores) estão marcadas como “(URGÊNCIA)” no site da Câmara.
Prefeitos e vereadores fora
Embora os projetos façam menção a “agentes políticos”, uma fonte do Site informou que a proposta não abrange prefeito, vice-prefeito e vereadores, apenas secretários municipais.
Para que prefeito, vice e vereadores recebam o reajuste é preciso aprovar um projeto separado de autoria da Mesa Diretora.
Recordar é viver
A última vez que os vereadores revisaram seus salários foi em junho de 2018. Este repórter estava na sessão, que ocorreu de forma rápida e sem alarde.
Para conferir no original acesse https://claudemirpereira.com.br/2022/03/bastidores-projetos-de-reajuste-dos-servidores-chegam-a-camara-e-ainda-o-encontro-de-vereadores/