NOTA: Aprovação da moção de apoio ao Projeto Escola Sem Partido
“Quem sai aos seus não degenera”. Era no que acreditava a classe dos professores municipais até a tarde desta quinta-feira (6).
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria lamenta a aprovação pela Câmara de Vereadores da moção de apoio ao projeto Escola Sem Partido que tramita na Câmara dos Deputados. Lamenta, em primeiro lugar, pelo perfil antidemocrático do projeto, que visa a limitar o livre debate de opiniões e cercear a atuação do professor em sala de aula. Se posta em prática, criará um ambiente hostil, persecutório e contraproducente no que tange à melhoria na qualidade de educação no Brasil. Quem apoia esse projeto não apoia os professores nem o pluralismo na educação. Quem apoia a Escola Sem Partido apoia uma educação censurada.
Em segundo lugar, lamenta pela posição de alguns membros do Legislativo local. O voto a favor da moção significa compactuar com todos os elementos listados acima. Justificar tal posicionamento com os episódios da última terça-feira não é lógico nem crível. Uma situação pontual não deve ter o poder de modificar convicções tão facilmente, mas talvez tenha o efeito de desmascarar convicções de fachada. Talvez esse seja o lado positivo deste triste episódio.
Quem toma partido a favor do projeto Escola Sem Partido está escolhendo seu lado. E não é o lado dos professores.